Rainha do Pantanal, onça-pintada mostra seu poder ao carregar jacaré enquanto outra observa: ‘ajudar ou roubar?’

Biólogo conseguiu registrar saga da onça para subir barranco com jacaré na boca
| 04/06/2022
- 10:10
  onça-pintada
Onça que estava na água com o jacaré tentou umas três vezes tirar a carcaça do rio pelo barranco, enquanto era observada por outra onça - (Fotos: Daniel De Granville)
Ninguém pode com ela? Conhecida como rainha do , a espécie onça-pintada mostra seu poder e sua imponência em situações rotineiras no Pantanal. Desta vez, quem captou o momento de força do animal foi o biólogo, fotógrafo e  Daniel De Granville. O registro foi feito há uns 4 anos, durante uma das expedições que ele organiza para fotografar no Pantanal todo ano. Apesar disso, a foto foi publicada nesta quinta-feira (2) em suas redes sociais. Sobre o momento majestoso que mostra a gigante amarela subindo um barranco com um jacaré na boca, De Granville relembra: "A gente tava percorrendo um trecho lá do Rio Cuiabá, que faz a divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul, e o piloteiro do barco — eles têm um olhar incrível — viu a onça na sombra, meio que na moita, na beira do rio, naquela vegetação, e percebeu que ela estava com um jacaré na boca", destaca, em conversa com o MidiaMAIS.
onca
Alimento garantido depois de uma saga para levá-lo para o alto - (Foto: Daniel De Granville)
"A gente não viu ela caçando, não dá nem pra saber se ela que matou esse jacaré ou se foi uma onça que matou e ela roubou... foi legal que a gente ficou observando e nós vimos que em cima, na parte de cima do barranco do rio, tinha uma outra onça acompanhando. Não sabemos se ela queria ajudar ou se queria roubar o jacaré dessa que estava dentro da água, ou se era dela esse jacaré e ela estava querendo recuperar de volta", pontua Daniel. Conforme o biólogo, a onça que estava na água com o jacaré tentou umas três vezes tirar a carcaça do rio pelo barranco.
onca 3
Observe uma onça no alto do barranco e a outra na água - (Foto: Daniel De Granville)
"Ela caía, não conseguia, então a gente percebeu que antes de carregar o jacaré ela descia um pouco o rio, deixava o jacaré escondido lá e procurava um lugar bom de subir. Quando ela achava um lugar que imaginava que fosse bom, ela voltava, pegava o jacaré e tentava subir. Nessa, eu consegui fazer as fotos, até que finalmente ela subiu o barranco, levou o jacaré no mato e não vimos mais o que aconteceu", finaliza ele.
onca 2
Onça mostra sua força ao subir barranco com jacaré na boca - (Foto: Daniel De Granville)

Outro caso mostrando o poder da onça

Às margens do Rio Miranda, no Pantanal sul-mato-grossense, uma outra onça foi flagrada enquanto abocanha um jacaré e sobe em um barranco. O  foi feito em maio, por um empreendedor identificado como Juan Pablo Sorin. As imagens impressionam não só pelo tamanho do jacaré, como pela força demonstrada pelo felino. Ele, já com o animal na boca, começa a subir e chega ao topo, porém, o jacaré cai e até tenta fugir, só que a onça desce novamente e termina a caça ao animal.
VÍDEO: Em menos de um minuto, onça mostra agilidade e sobe barranco com jacaré na boca
Empreendedor fez flagrante no Rio Miranda, em MS. (Foto: Juan Pablo/Arquivo Pessoal)