Para fazer exames e cirurgias população precisa atualizar dados do cartão SUS

Nos próximos dias o governo de MS realizará a Caravana da Saúde para zerar fila de espera de pacientes da rede pública
02/11/2021 15:15 - Thais Libni


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) solicitou aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que façam a atualização do Cartão SUS em uma unidade de saúde do seu município.  

O pedido foi feito devido à retomada nos próximos dias, do Programa da Caravana da Saúde, dividido neste ano em duas modalidades: Opera MS e Examina MS.

Desta forma, para atender demanda represada que surgiu durante o período da pandemia da Covid-19, muitos usuários estão com o cadastro desatualizado como o número de telefone e endereço.  

Últimas notícias

Em breve, os municípios entrarão em contato com estes pacientes que aguardam por um exame ou cirurgia, por isso, é importante estar com o cadastro atualizado.

Para fazer exames e cirurgias população precisa atualizar dados do cartão SUS - Divulgação
 
Para a realização da Caravana da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde recebeu propostas de 39 hospitais em 34 municípios de Mato Grosso do Sul para a realização de 94 tipos de procedimentos cirúrgicos e 66 tipos de exames de média e alta complexidade.  
Objetivo do programa é reduzir a fila de espera de cirurgias e exames que deixaram de ser realizados durante à pandemia do Coronavírus no Estado.
Para a realização da Caravana da Saúde o governo de MS investiu R$ 80 milhões.
A última caravana da saúde que deveria ter acontecido em março de 2020 foi cancelada em decorrência a pandemia da Covid-19, o que justifica o crescimento na fila de espera.  
Caravana da Saúde
A Caravana da Saúde foi criada em 2015 e atende pacientes dos 79 municípios cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo da ação é que várias cirurgias aconteçam simultaneamente em vários municípios para “desafogar” a fila de espera no SUS. Além da realização de exames.
Desde sua criação, todos os anos uma lista de especialidades e hospitais é divulgada para que a população possa se orientar e buscar atendimento conforme as suas necessidades.