Em Mato Grosso do Sul pode chover até 100 mm por dia e ter rajadas de ventos de 100 km/h

Alerta foi dado pelo Instituto Nacional de Meteorologia e áreas mais atingidas são sul e sudeste do Estado

ANA CLARA SANTOS

01/03/2022 17:04

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de perigo e perigo potencial para diversos municípios de Mato Grosso do Sul. Os avisos de perigo e perigo potencial são válidos até a manhã de quarta-feira (2).

O alerta de perigo foi emitido para a porção sul e sudoeste do estado. De acordo com o Instituto, nesta região pode o volume de precipitação pode variar entre 30 a 60 mm por hora, ou, de 50 a 100 mm por dia, entre hoje e amanhã. 

O alerta de perigo também serve para a velocidade dos ventos. Nesta faixa, a ventania pode chegar a 100 km/h. 

Com a instabilidade do tempo, há riscos para quedas de árvore, chuva de granizo e alagamentos. 

Entre as cidades listadas no alerta estão: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó e Coronel Sapucaia. 

Para a porção mais central do estado, o Inmet alerta para o risco em potencial de tempestades. 

Nessa região as chuvas podem ficar entre 20 e 30 mm por hora, bem como há chances de ter rajadas de ventos chegando a 60 km/h e queda de granizo. 

Outras cidades que estão em alerta são Campo Grande, Três Lagoas e Maracaju. 

Em Mato Grosso do Sul pode chover até 100 mm por dia e ter rajadas de ventos de 100 km/h - Reprodução site Inmet

Cuidados 

Em caso de rajadas de ventos, o Instituto afirma que para evitar acidentes é importante manter distância de fiação e postes de eletricidade, bem como de torres de transmissão. 

Também é aconselhável estacionar os veículos próximos de locais que possam ter descargas elétricas, como embaixo de árvores. 

Mais informações e ajuda, se necessária, podem ser obtidas por meio do telefone da Defesa Civil (199) ou do Corpo de Bombeiros (193). 

Previsão 

Para o restante da semana, dados do Instituto apontam que a maior parte de MS terá o tempo encoberto e com a possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. 

Em Campo Grande, a temperatura mínima pode variar entre 22°C e 24°C e a máxima pode  ser de até 38°C. 

Já no Pantanal, a máxima pode chegar a 39°C. Corumbá segue a tendência e permanece com possibilidade de trovoadas e pancadas de chuvas isoladas. 

Já no extremo sul do estado, a previsão também é de céu nublado durante toda a semana.  

A temperatura mínima fica em 25°C e a máxima pode variar entre 32°C e 35°C.  Assim como em Corumbá, a umidade relativa do ar permanece alta durante toda a semana.