Detector de metais encontra uma pequena bíblia de ouro perto de York

Le Blog Maria Antonia Publicado em 08/11/2021, às 16h00

Foto: Reprodução

A enfermeira do NHS Buffy Bailey, passeava em uma trilha na companhia do marido na região de York quando seu detector de metais captou um sinal forte perto de uma trilha e não foi preciso cavar mais de 15 centímetros para se deparar com a preciosa bíblia de ouro maciço.

O objeto de 600 anos, que tem apenas 1,5 pol. (1,5 cm) de comprimento, pode valer mais de £ 100.000, disse a Sra. Bailey. Um especialista descreveu-o como um artefato "excepcionalmente único" que originalmente teria pertencido a alguém "incrivelmente rico". A Sra. Bailey, disse que ela e seu marido escolheram York para a detecção porque "sabiam que tinha muita história".

Fotos: Reprodução 

O casal encontrou o livro em uma fazenda perto de York. Com a permissão do proprietário do terreno, a Sra. Bailey disse que recebeu um sinal imediatamente. "Cavei cinco centímetros e estava lá, ainda não acreditava que fosse algo especial." Foi só quando ela limpou o item que ela percebeu que tinha encontrado algo especial. "Era tão pesado e brilhante, absolutamente lindo", disse ela.

O objeto pesa apenas 0,2 onças (5g) e é de ouro 22 ou 24 quilates, e acredita-se que remonta ao século XV. Está gravada com imagens de São Leonard e Santa Margarida, santos padroeiros do parto, e poderia ter sido um objeto usado para proteção durante a gravidez e o parto.