Criança brasileira que nasceu com dois pênis passa por cirurgia para retirar um em SP

A congênita altera o funcionamento do aparelho reprodutor necessitando de intervenção cirúrgicaMaria Eduarda Fernandes| 20/04/2022- 16:33

Imagem Ilustrativa

A criança brasileira de 2 anos, que nasceu com dois pênis, passou por cirurgia em São Paulo para a retirada de um dos órgãos.

Difalia ou pênis bífido é uma anomalia rara que pode acometer homens e animais. Essa anomalia congênita altera o funcionamento do aparelho reprodutor necessitando de intervenção cirúrgica - caso desta criança que não teve sua identidade divulgada.

A difalia pode ter três apresentações: apenas a duplicação da glande, a difália bífida e a difália completa (dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso para cada pênis).

Segundo o jornal Metrópoles, sem dar muitos detalhes, a mãe do menino alertou à equipe, no entanto, de que o filho urinava apenas pelo pênis menor. Após uma bateria de exames, foi comprovado que a uretra do maior era de fato muito estreita para a passagem da urina.

Os médicos optaram, então, pela funcionalidade e não pelo tamanho, com a remoção completa do órgão maior. O artigo não detalha porque a família demorou dois anos para fazer a cirurgia ou se o paciente terá dificuldade para ter ereções no futuro.

O caso foi descrito por médicos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na edição de março da revista Journal of Pediatric Urology.

Você pode ler o artigo completo aqui.

(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)