Confira 4 receitas caseiras para ter uma pele de arrasar neste verão

Certos ingredientes devem ser evitados nos cuidados da pele

Dândara Genelhú Publicado em 24/12/2021, às 11h49

Cuidados devem ser feitos com cautela e sem ingredientes que agridem a pele. - Foto: Reprodução | Freepik.

Com o verão chegando, os cuidados com a pele são redobrados e as receitas caseiras bombam na internet. Mas as dicas que vemos pelas redes sociais podem custar a saúde da nossa pele se não forem recomendadas por profissionais especialistas.

Em dezembro e janeiro, as palavras relacionadas ao cuidado com a pele são mais buscadas no Google do que em meses de inverno. Além disso, a busca por procedimentos também cresce, só não chega ao número de procura aos tratamentos caseiros.

Ao Jornal Midiamax, a dermatologista Ana Cristina garantiu que “as receitas caseiras podem ser sim utilizadas, mas é sempre importante ter um pouco de cautela, principalmente com o uso de alguns ingredientes no verão”. O cuidado deve ser redobrado em tratamentos que usam limão e água-oxigenada.

“O limão, é usado na cultura popular como clareador da pele, porém o uso do limão e a exposição solar pode trazer manchas, queimaduras severas, sequelas para a pele”, adverte a especialista. O uso noturno do limão também pode causar danos à pele.

O banho de lua é popularizado no período do verão, procedimento que utiliza a água-oxigenada para clareamento dos pelinhos corporais. “Também é um produto que tem que ser usado com muito cuidado, porque também pode causar irritação, sensibilização, queimaduras e sequelas”, explica.

No entanto, Ana afirma que as receitas caseiras são aliadas na hora do cuidado com a pele e podem ser usadas no verão. Por isso, separou quatro tratamentos para você fazer em casa:

Camomila

Faça o chá de camomila e coloque na geladeira. O uso deve ser feito na parte da manhã, antes da aplicação de hidratantes e protetor. Utilizado desta forma, o chá tem efeito de água termal.

Para amenizar as olheiras, basta fazer compressas com o chá na região dos olhos antes de dormir.

Aveia

“Existem outros tipos de uso que podemos fazer também, como hidratação da pele, para aquela pessoa que abusou do bronzeado e ficou com a pele mais vermelha”. Neste caso, a profissional ensina um hidratante caseiro.

Basta colocar em um recipiente a aveia e a mesma quantidade de água. Após deixar a mistura homogênea, aplique uma quantidade na região com vermelhidão. “Ela consegue acalmar e deixar a pele menos ressecada, como aquela pós-sol”.

Abacate

Separe uma polpa de abacate e misture com meia xícara de mel. A receita é para hidratar e fortificar a pele.

Aplique a mistura na região facial e do pescoço, faça uma massagem e deixe agir por 20 minutos.

Morango e Mel 

Cinco morangos para cinco colheres de mel, misture tudo até ficar homogêneo em textura de pasta. Você pode aplicar este creme no rosto, pescoço, colo e aguardar 20 minutos.

“Pode fazer até uma massagem com movimentos circulares e depois essas máscaras devem ser sempre retiradas, com enxágue com água fria”, explica a dermatologista.

Cuidados básicos

Mesmo que não vá utilizar as receitas ou começar uma nova rotina de cuidados, a dermatologista destaca a necessidade de cuidados básicos com a pele. “O importante é que sempre use protetor solar, beba muita água e a qualquer sinal de problema, sensibilização, consulte o dermatologista”.

Além disso, as receitas e qualquer tratamento dermatológico devem ser usados com cuidado em alguns casos. “Se você está fazendo tratamento de pele específico, consulte sempre o seu dermatologista sobre o uso ou não de qualquer produto”.

E por fim, Ana lembra que as receitas indicadas na matéria devem ser utilizadas por inteiro. “Como esses ingredientes não possuem conservantes, essas misturas devem ser utilizadas logo em seguida do preparo”.