Aprenda a fazer o Ragu de frigideira

O Correio B+ desta semana, compartilha uma receita do Panelinha, site criado pela chef e apresentadora Rita Lobo

FLAVIA VIANA

17/07/2022 11:00

A apresentadora do Canal GNT Rita Lobo, é criadora do famoso site Panelinha lançado em 2000. Além disso, ela é autora best-seller e já publicou oito livros entre eles: ‘Panelinha receitas que funcionam’, único livro nacional indicado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, documento oficial, publicado pelo Ministério da Saúde, e também ‘Cozinha Prática’, também nome do seu programa de TV produzido pelo Estúdio Panelinha transmitido todos os dias pelo Canal GNT. E não para por aí, Rita também tem linha assinada com seus produtos, Canal no YouTube, entre tantos outros projetos.
O Correio B+ desta semana, compartilha uma receita do Panelinha, site criado pela chef e apresentadora Rita Lobo. O ragu é um prato da culinária italiana, mas pode ter sabores variados para incrementar as refeições. Aqui, o ragu de frigideira para você se deliciar e reproduzir na sua casa...  

Ingredientes:

 
  • 500 gramas de patinho moído
  • Meia cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 lata de tomate pelado em cubos com o líquido
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • Um quarto de xícara de chá de água
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • Meia colher de chá de pimenta calabresa seca
  • Sal a gosto
  • 2 ramos de manjericão
 

Modo de Preparo:

  1. Retire a carne moída da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes. Se estiver gelada na hora de ir para a frigideira, a carne vai cozinhar no próprio vapor em vez de dourar. 2. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave e seque as folhas de manjericão. 3. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher de sopa de azeite e coloque metade da carne moída, em montinhos, distribuindo por todo o fundo da frigideira. Assim ela doura melhor sem acumular água. 4. Deixe cozinhar, sem mexer, por 1 minuto e vire com uma pinça para dourar o outro lado. Transfira a carne dourada para uma tigela e repita o processo com a outra metade, regando a frigideira com azeite. 5. Volte a primeira leva de carne para a frigideira, tempere com sal e polvilhe com a farinha de trigo. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula para desmanchar os pedaços de carne e dourar tudo por igual. 6. Transfira a carne dourada para a tigela novamente e mantenha a frigideira em fogo médio. Regue com o azeite restante, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o alho e a pimenta calabresa e mexa por 1 minuto para perfumar. 7. Regue a frigideira com a água, aos poucos, mexendo com a espátula para incorporar o sabor do refogado e dissolver os queimadinhos da frigideira. Eles dão mais sabor ao preparo. 8. Acrescente o tomate pelado, tempere com 1 colher de chá de sal e deixe cozinhar até ferver. 9. Abaixe o fogo, volte a carne para a frigideira e deixe cozinhar por mais 2 minutos, para o molho encorpar levemente. 10. Desligue o fogo e misture as folhas de manjericão. Sirva a seguir com os pimentões assados.