Após temporal, semana será de pouca chuva em Mato Grosso do Sul

Sol aparece entre nuvens e temperaturas voltam a subir nesta semana
25/10/2021 09:14 - Naiara Camargo


A previsão do tempo para esta semana é de chuvas isoladas de fraca intensidade, ou seja, chove em alguns locais e em outros não, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet).

Além disso, o céu fica de nublado, com predomínio de sol em alguns momentos do dia. As temperaturas sobem e ficam em torno dos 28ºC.

As condições de chuvas são maiores a partir de quarta-feira (27), onde deverá chover em quase todo o Estado.

Últimas notícias

Neste final de semana houve temporais que atingiram todo o Estado. Campo Grande registrou acumulado médio de chuvas de 101,5mm; Rochedo 81,4mm; Corguinho 81,3mm; Ivinhema 72mm; Iguatemi 64mm e Três Lagoas 63mm.

De acordo com a Energisa, 951.898 descargas elétricas foram registradas em todo o Estado entre a tarde de sábado (23/10) e a manhã deste domingo (24/10).

“Se comparado ao último temporal, no qual foram registradas 1.4 milhão de descargas atmosféricas, em três dias, pode-se considerar este temporal absolutamente atípico, em relação à quantidade de raios que afetam a rede elétrica”, afirmou a concessionária por meio de nota.

A Energisa aconselha que a população mantenha distância de fios caídos em calçadas e acione a concessionária imediatamente através dos números 0800 722 7272 e (67)99980-0698 ou pelo aplicativo Energisa On.

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) emite recomendações durante temporais, chuvas intensas ou vendavais:

  • Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;
  • Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;
  • Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio
Semana será de tempo instável em Mato Grosso do Sul - Valdenir Rezende
 
Primavera
A primavera começa em 22 de setembro e termina em 21 de dezembro no Brasil.
É a estação do ano de transição entre o inverno e o verão. 
Suas principais características são floração de plantas, calor, tempo chuvoso e aumento da umidade relativa do ar.
A estação da primavera será quente e pouco chuvosa em Mato Grosso do Sul, segundo Abrahão.
As chuvas devem ser isoladas, irregulares e mal distribuídas durante a estação da primavera deste ano, podendo causar transtornos e prejuízos à pessoas e edificações.
A umidade relativa do ar terá pequena elevação. Com isso, haverá melhora na qualidade do ar.  
Os dias serão mais longos e noites mais curtas. A primavera nunca ocorre ao mesmo tempo em dois hemisférios. 
Se no sul é primavera, no norte é outono. O mesmo acontece nas estações de verão e inverno.