Agricultura familiar de Porto Murtinho é discutida com Sebrae

A definição dos sete eixos de ações para desenvolver a agricultura familiar em Porto Murtinho (MS) foi tratada na manhã desta quinta-feira (24) entre os analistas do Sebrae, Matheus da Silva Oliveira, Lorrany Godoy e Luis Pivovar e o prefeito do município, Nelson Cintra (PSDB), a secretaria de turismo, Isabel Froes e o engenheiro ambiental da secretaria de Meio Ambiente, Felipe Sampaio Filho.

Para o consultor do Sebrae especializado em Gestão Publica e Agricultura Familiar, Luis Pivovar, a iniciativa da participação da equipe da prefeitura e dos produtores na oficina demonstra a expectativa de avançar no tema. “Conseguimos desenvolver em conjunto com os produtores uma minuta daquilo que identificamos como necessário para nos tornarmos referência no assunto para o Estado, seja ele na melhoria do atendimento exclusivo para a agricultura familiar, aumento do mix de produtos, retomar a confiança da relação de agricultores e gestores, incentivando o pertencimento ao município”, afirmou Luis.

O engenheiro ambiental, Felipe Sampaio Filho, a participação dos produtores foi fundamental para definição da agenda de ações. “Eles puderam falar diretamente com quem tá envolvido. Demonstraram a necessidade alinhar os pontos e buscar soluções. Os eixos refletem as necessidades do dia a dia”, frisou Felipe.

Segundo a secretária de Turismo, Isabel Fróes, este é o início de um projeto que irá fomentar a economia das famílias. “Esta é uma semente que está sendo lançada e aqueles que aproveitarem a oportunidade agora, colherão ótimos resultados futuramente e desta forma, conseguiremos despertar o interesse de outros agricultores familiares para participar das ações”, pontuou.

Nelson Cintra aprovou os eixos e desdobramentos da minuta apresentada. “Temos um solo que precisa de irrigação e estamos providenciando a desapropriação de uma área para captação de água, a aquisição de estufas, viabilizando a disponibilização de um técnico via convênio com a Agraer. Ou seja, estruturando o programa na agricultura familiar do município de forma completa para gerar renda para a população”, explicou o prefeito.

Dentre os eixos tratados na reunião estão: nomear um gerente para a pasta da agricultura do município; transferência de tecnologia; capacitações continuadas; logística e redução de custos; agregação de valor; canais de comercialização e monitoramento.

Rafaela Schuindt

Jornalista MTB/RO-977