Segunda-feira será de sol, mas a semana terá chuvas isoladas na maior parte de MS

Massa de ar seco para de predominar sobre o Estado dando espaço para formação de nuvens

ANA CLARA SANTOS

Embora a semana comece seguindo a tendência de céu limpo e temperaturas amenas, o tempo tende a mudar em todo Mato Grosso do Sul a partir da terça-feira (10),quando a massa de ar seco começa a deixar de exercer força sobre o Estado, deixando espaço para a formação de nuvens e pancadas de chuva. 

Em Campo Grande, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a segunda-feira (9) começa registrando mínima de 17°C e máxima de 31°C, céu com poucas nuvens e ventos moderados. 

Já no decorrer da semana, o calor tende aumentar, especialmente durante a tarde e a temperatura varia de 29°C e 31°C entre terça-feira e quinta-feira. Na quarta-feira (11) será possível observar a formação de nuvens mais carregadas, sendo que nos dias seguintes a previsão é de pancadas de chuvas isoladas. 

Como a massa de ar seco está sobre todo MS, diversos municípios também terão o primeiro dia da semana de céu limpo e ventos com intensidade fraca, mas passam por mudanças durante a semana. 

Formação de nuvens durante a semana traz chuvas isoladas na maior parte de MS - Gerson Oliveira
 
Na região do Pantanal, Corumbá registra mínima entre 15°C e 20°C durante toda a semana, mas o calor deve ser intenso com máximas que podem chegar a 36°C. 
A partir da quarta-feira a quantidade de nuvens começa a aumentar e, assim como na Capital, há previsão de chuvas isoladas. A umidade varia entre 80% e 20% nos dois primeiros dias da semana, já na quarta-feira e quinta-feira esse nível será, no mínimo, de 30%.
Na porção sul de MS o cenário não será diferente, com manhãs e noites mais frias e o restante do dia de calor intenso. Em Ponta Porã, a previsão é que a mínima seja de 15°C e a máxima de 32° na segunda-feira. 
Na terça -feira, as nuvens começam a ser mais carregadas e a máxima não passa dos 29°C.  
As temperaturas médias devem permanecer nesse patamar, mas com a possibilidade de chuvas isoladas. 
O leste de MS também deve ter pancadas de chuvas isoladas a partir do meio da semana, mas permanecer com as manhãs frias e a tendência de elevação da temperatura durante o dia. 
Em Três Lagoas, na segunda-feira a mínima será de 17°C e a máxima deve chegar aos 34°. Já na terça-feira, a cidade deve ter mínima de 20° e máxima de 35° 
A partir de quarta-feira já será possível ver a mudança no tempo com a formação de nuvens, o que pode ocasionar chuvas isoladas na quinta-feira. 
As precipitações devem durar até sexta-feira (13), quando uma nova frente fria avançará pelo Estado, derrubando as temperaturas novamente e trazendo chuvas mais generalizadas e intensas.