Receitas tradicionais e fáceis de preparar, diretas da Espanha

19 OUT 19 - 07h:00DA REDAÇÃO    Batata Brava - Foto: Foto: Divulgação . BATATAS BRAVAS Ingredientes  Para as batatas: 1 kg de batatas; Azeite de oliva; Sal. Para o molho picante: 1 kg de tomate-italiano; 5 pimentas-caiena; Azeite de oliva; Sal e açúcar. Para a maionese de alho: 5 ovos; ½ litro de azeite de oliva; Alho, sal e salsinha picada a gosto. Modo de preparo Faça cilindros com as batatas usando um extrator de polpa. Escave os miolos usando um boleador. Cozinhe com sal e azeite a gosto, por cerca de uma hora, em fogo baixo. Após o cozimento, tire as batatas do azeite quente e conserve no azeite frio. Para o molho, descasque e tire as sementes do tomate. Doure os alhos. Fora do fogo, acrescente a pimenta. Adicione os tomates e deixe refogar até que vire uma pasta. Retire a pimenta e os alhos. Coe em uma peneira e acerte o ponto de acidez com uma pitada de açúcar. Prepare a maionese de alho: triture o alho e misture-o ao azeite até conseguir uma consistência homogênea. Misture também com os ovos até atingir a consistência parecida com a de uma maionese. Tempere com sal a gosto. Coloque uma pequena porção da maionese sobre as batatas cozidas, juntamente do molho.
PAELLA DE FRUTOS DO MAR Ingredientes 3,3 kg de mexilhão (ou marisco) limpo na concha; 4 xícaras (chá) de água; 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem; 3 dentes de alho amassados; 1 cebola picada; 3 xícaras (chá) de arroz; 300 gramas de polvo limpo cortado em pedaços; 2 envelopes de açafrão-da-terra (cúrcuma); 300 gramas de lula limpa e cortada em anéis; 600 gramas de camarão rosa (300 g médios e 300 g grandes inteiros) limpos; pimenta-da-jamaica (dioica) moída a gosto. Modo de preparo Em uma paellera ou frigideira com 30 cm de diâmetro, cozinhe o mexilhão com muita água até as conchas se abrirem. Despreze as que ficarem fechadas. Reserve o mexilhão e o caldo separadamente. Coloque o azeite na paellera e leve ao fogo médio (170 ºC a 190 ºC). Refogue o alho e a cebola por 3 minutos. Junte o arroz e o polvo e frite por 2 minutos. Coloque o caldo reservado, o açafrão e cozinhe por 10 minutos. Adicione a lula e os camarões médios e cozinhe por 10 minutos. Junte os camarões grandes, o mexilhão, tampe e cozinhe por 5 minutos. Polvilhe com a pimenta e sirva imediatamente.
CREME CATALÃO Ingredientes 3 latas de creme de leite fresco; 1 pau de canela e 1/2; 3 unidades de limão (só a casca); 600 gramas de gema de ovo; 200 gramas de açúcar mascavo para queimar. Modo de preparo Misture o creme de leite, a canela em pau e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e adicione as cascas de limão. Tampe e reserve por alguns minutos para fazer uma infusão. Coloque em uma batedeira as gemas e o açúcar e bata até que dissolva todo o açúcar. Coe a infusão do creme de leite com a canela e as cascas de limão, junte as gemas e leve ao fogo baixo (160 ºC). Mexa sem parar. Retire do fogo e deixe esfriar. Depois de frio, bata a mistura em uma batedeira até ficar bem aerado, polvilhe o açúcar mascavo e queime com um maçarico.