Jackie Chan vai receber um Oscar honorário pela carreira

Ator de Hong Kong foi reconhecido como ‘pioneiro e lenda de sua arte’.
Estrela de ‘A hora do rush’ e ‘Karatê Kid’ vai ganhar estatueta em novembro.

Da AFP

2012-05-18t102026z_759232292_lr2e85i0spqmw_rtrmadp_3_cannes

Jackie Chan sorri em chegada ao Festival de Cannes 2012 (Foto: Eric Gaillard/Reuters)

Jackie Chan receberá um Oscar honorário em reconhecimento à sua carreira cinematográfica, informou nesta quinta-feira (1) a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

O rei das artes marciais, conhecido por seu lado comediante e seu estilo de luta acrobática, começou a atuar quando criança na década de 1960 em Hong Kong, onde nasceu, e já participou de mais de 150 filmes em seus 62 anos de vida.

A editora de cinema Anne Coates, o diretor de elenco Lynn Stalmaster e o documentarista Frederick Wiseman também receberão a estatueta na cerimônia dos Governors Awards da Academia, em novembro.

“O prêmio foi criado para artistas como Jackie Chan, Anne Coates, Lynn Stalmaster e Frederick Wiseman, verdadeiros pioneiros e lendas de sua arte”, anunciou o presidente da Academia que entrega o Oscar, Cheryl Boone Isaacs.

Chan ficou famoso em Hollywood com o filme “Arrebentando em Nova York”, em 1996, e se transformou em uma estrela mundial com os filmes da série “A Hora do Rush”, “Karatê Kid” (2010) e os filmes de animação “Kung Fu Panda”.

Os Governors Awards foram criados como um evento separado dos Oscar em 2009 para dar maior atenção aos premiados.

O Oscar honorário já foi entregue a figuras da indústria cinematográfica como Lauren Bacall, Francis Ford Coppola, Oprah Winfrey, Angelina Jolie e Spike Lee.