Inmet emite alerta de tempestade com risco de granizo em cidades de MS

Regiões centro e sul do Estado devem ser as mais afetadas

Gabriel Neves e Dândara Genelhú Publicado em 02/10/2021, às 13h31

Registro do clima em Campo Grande, na tarde deste sábado (2). - Foto: Henrique Arakaki | Jornal Midiamax.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou alerta de tempestade, abrangendo diversas cidades de Mato Grosso do Sul. Nos municípios localizados no centro e sul do Estado, existem chances de queda de granizo. O novo alerta é válido até o final da manhã de domingo (3). Ou seja, até lá 37 cidades correm perigo com as condições climáticas. 

Conforme o instituto, poderão ser registradas chuvas entre 50 e 100 mm/dia, além de ventos entre 60 e 100 km/h e queda de granizo. São 37 municípios inclusos no alerta, como Amambai, Dourados, Fátima do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã e outros da região sul do Estado.

O Inmet orienta para que os moradores, em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; se possível, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Região central

Outro alerta também foi emitido para cidades localizadas na região central do Estado, mas com chuvas e ventos de menor intensidade. Municípios como Campo Grande e Três Lagoas estão inclusas no alerta. Nestes municípios o alerta também vale até o final da manhã deste domingo (3).

Estão previstas chuvas de até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo. Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.