Imagens mostram momento em que o dique de mineradora transborda em Nova Lima, na Grande BH; VÍDEO

O dique está em nível 2 de emergência e pertence à Vallourec. A lama do transbordamento provocou a interdição da BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro.

Por Fernando Zuba, TV Globo — Belo Horizonte

11/01/2022 21h05  Atualizado há 7 horas

Imagens flagram momento em que o dique de mineradora transborda em Nova Lima, na Grande BHhttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Imagens mostram o momento do transbordamento do Dique Lisa, da Mina Pau Branco, pertencente à mineradora Vallourec. O acidente aconteceu no último sábado (08) em Nova Lima, Região Metropolitana de BH.

A água reservada pela estrutura invadiu a BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, e atingiu veículos que passavam pela rodovia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o transbordamento aconteceu por causa do excesso de chuva. Segundo a Vallourec, em função das precipitações, houve carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o dique. As sirenes foram acionadas às 10h31.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Dique Lisa da Mina Pau Branco, da mineradora Vallourec — Foto: Dudu Barbatti/Divulgação

Dique Lisa da Mina Pau Branco, da mineradora Vallourec — Foto: Dudu Barbatti/Divulgação

Os bombeiros informaram que não houve rompimento de barragem. A Vallourec e a Prefeitura de Nova Lima disseram o mesmo. Uma pessoa ficou ferida.

Após o transbordamento, a Justiça determinou a suspensão dos trabalhos na Mina e exigiu que a empresa garanta a estabilidade do empreendimento.

BR-040 ficou alagada com o líquido que transbordou da barragem