Fim de semana: Tempestades podem levar até 200 mm de chuvas para SP e RJ

Fim de semana deve ser de chuvas fortes no Rio de Janeiro e em São Paulo [Imagem de arquivo,11 fev. 2021]Imagem: ROBERTO CASIMIRO/ESTADÃO CONTEÚDO

Uma frente fria de grandes proporções deve atingir parte dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo neste fim de semana, causando fortes temporais e acendendo o estado de alerta em algumas cidades para possibilidade de deslizamentos de terra. O Inmet emitiu alerta de perigo das 21h do sábado até as 23h do domingo para precipitações que podem chegar a 60mm por hora e ventos intensos entre 60 e 100 km/h. De acordo com o Climatempo, o sábado (18) começa com sol na Grande São Paulo, na Baixada Santista, no Litoral Sul e no Vale da Ribeira, mas o tempo começa a mudar no meio da tarde com pancadas de chuva e com "alto potencial de temporais" para o período da noite.

As chuvas devem se estender ao longo de toda a madrugada e na manhã do domingo no estado paulista. As precipitações só devem diminuir na segunda-feira no estado. O Rio de Janeiro e a zona da mata de Minas Gerais devem ser atingidos pela frente fria com mais impacto a partir do domingo (20). Um estado de alerta foi emitido pelo Climatempo para o Grande Rio, Costa Verde, o sul do estado e área serrana, que ainda se recupera de um temporal sem precedentes que deixou 233 mortos em Petrópolis no dia 15 de fevereiro.

Mapa mostra possibilidade de chuvas acima dos 150 milímetros em pontos isolados do litoral de São Paulo... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2022/03/19/fim-de-semana-tem-risco-de-tempestades-no-rj-e-em-sp.htm?cmpid=copiaecola

De acordo com o Climatempo, "volumes extremos" de chuva, com mais de 100 milímetros de precipitações em 24 horas, podem ser registrados nas áreas, principalmente no turno da noite. O Inmet alerta para a possibilidade de rajadas de vento, descargas elétricas e alagamentos entre o sábado e domingo nas seguintes regiões: Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo, Macro Metropolitana Paulista, Sul/Sudoeste de Minas, Litoral Sul Paulista, Sul Fluminense As previsões do MetSul mostram que o litoral norte de São Paulo pode registrar um acumulado superior a 150 milímetros no fim de semana, chegando aos 200 milímetros em áreas isoladas.