História
A tamanduá carismática chegou aos cuidados do Instituto Tamanduá quando era um bebê, após ser resgatada pela Policia Ambiental durante os incêndios que ocorriam no Pantanal em 2021.
A mãe da Cecilia foi atropelada em uma rodovia, enquanto fugia do fogo no bioma. Deixada orfã, ela foi encaminhada para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande.
Depois de receber o atendimento na unidade, o Instituto passou a cuidar da Cecilia por meio do projeto Órfãos do Fogo, criado para assistir os animais resgatados dos incêndios.
“Ela chegou a nós por meio do nosso projeto, que cuida de animais resgatados na pousada Aguapé desde quando são filhotes, na fase de amamentação, adaptação de dieta, até chegarem a um ano de idade”, disse Flavia Miranda.
Cecilia é esperta e gentil, adora brincar e tomar banho igual um ser humano relaxando em uma banheira improvisada, lavando o pelo e coçando o pescoço.
A tamanduá, neste momento com sete meses, está quase na fase adulta, e passa por recintos que cumprem com suas necessidades neste período, segundo a coordenadora de pesquisa do Instituto.
”A Cecilia está sendo cuidada em um recinto de adaptação, e depois ela vai para um recinto maior de liberação. Neste estágio a Tamanduá será reintroduzia a natureza”, conta.
O prêmio
O prêmio foi criado em homenagem a Audrey Mealia, protetora admirável da fauna silvestre, que fazia parte da equipe da
World Animal Protection. Infelizmente, em 2021 ela faleceu tragicamente.
O concurso apresenta as personalidades distintas dos animais selvagens e os locais que os protegem, e a instituição ganhadora recebe US$ 10.000 para investir no apoio à proteção da fauna.
A Cecilia é finalista do prêmio, junto com a Ursa Ina, do
Santuário Livearty da Romênia
, e os elefantes Gandhi, do
European Elephant Sanctuary, na França, Perola, do projeto
Elephant Valley, da Tailândia e o Gen Thong do Santuário
Kindred Spirit, dos Estados Unidos
.
Projeto Órfãos do Fogo
Ação do Instituto Tamanduá em parceria com a Pousada Aguapé, o projeto Órfãos do Fogo, recebeu e cuidou de 15 animais que ficaram órfãos em decorrência dos incêndios que atingiram o Pantanal no ano passado.
A iniciativa na pousada de Aquidauana, visa um processo longo e trabalhoso de reabilitação dos filhotes resgatados. Quatro animais deste projeto, já ganharam a liberdade na área da pousada, e outros dois, estão próximos de voltar a natureza.
Em 28 de maio de 2022, a iniciativa completou um ano, mas o instituto e a pousada trabalham juntos desde 2010.
Conheça mais sobre o trabalho do Instituto Tamanduá através das redes sociais e site oficial da ONG, que por ser sem fins lucrativos, sempre está precisando de ajuda com doações, que podem ser feitas através de Pix (e-mail):
[email protected]
Instagram:
https://www.instagram.com/institutotamandua/
Facebook:
https://www.facebook.com/institutotamandua/
Site oficial:
http://www.tamandua.org/