Bonito MS: o que fazer e dicas de quem conhece bem a cidade

Bonito no Mato Grosso do Sul é a capital brasileira do ecoturismo. Na região, o visitante encontra mais 50 opções de passeios junto a natureza. Nesse post: como chegaro que fazerquando ironde ficar e dicas dequem conhece muito bem Bonito MS.


Flutuação em rio cristalino (Foto: VisitMS).
Em Bonito MS o visitante encontra mais de 50 opções de passeios, quase todos em meio a natureza. Observação de pássaros e animais silvestres, trilhas, cachoeiras, flutuação e mergulho em rios cristalinos, passeio de bote, grutas e arvorismo são algumas das possibilidades.
Flutuar nos rios de águas cristalinas e muitos peixes coloridos em Bonito, Jardim ou Bodoquena é uma das melhores experiências do Brasil. E nem é preciso saber nadar, já que a roupa de neoprene, colete salvas vidas e sapatilha nos mantém sobre a água, literalmente flutuando.
Praça da Liberdade em Bonito MSPraça da Liberdade em Bonito.
TURISMO EM BONITO MS
Quase todos os atrativos estão em propriedades privadas e os preços dos passeios não são baixos. Entretanto, eles sempre acontecem na companhia de guias especializados e em grupos reduzidos, os receptivos tem boa estrutura e os empresários ajudam na promoção da conservação ambiental, sendo obrigatório ter plano de manejo e respeitar o limite diário de visitação.
Jacaré em Bonito MSJacaré na Estância Mimosa.
Os preços são tabelados e diferentes na baixa e na alta temporada. É obrigatório reservar os passeios por uma das agências de turismo da cidade antes de seguir para o atrativo.
Além de bonita, Bonito é sustentável e não quer que o turismo predatório chegue por lá. A cidade já foi eleita dezesseis vezes o “Melhor Destino de Ecoturismo” do Brasil pela revista Viagem e Turismo e em 2013 recebeu o prêmio de “Melhor Destino de Turismo Responsável do Mundo” na Feira Europeia de Turismo.
Nesse artigo você encontra tudo sobre Bonito MS:
Quando ir
Quanto tempo ficar
Como chegar
O que fazer
Indicação de agência
Indicação de hospedagem
QUANDO IR
Muita gente nos pergunta qual é a melhor época para conhecer Bonito MS e nossa resposta é: durante todo o ano.
Entretanto, há algumas particularidades de cada época que podem influenciar nas experiências do visitante.
PERÍODO DE CHUVAS
O período de chuvas acontece entre dezembro e março. Nesses meses os rios ficam mais cheios, a vegetação mais verde e é mais fácil ver os animais, pois a oferta de alimentos é abundante. O lado negativo é que a chuva impede alguns passeios e pode turvar a água de alguns rios.
PERÍODO DA SECA
Já na época da seca, entre maio e setembro, os rios ficam mais rasos e cristalinos. Como os campos e pastos ficam secos, as queimadas são comuns, o que afasta os animais.
FAZ FRIO EM BONITO MS?
Nos meses de junho e julho pode fazer frio, interferindo nos passeios dentro d`água, principalmente para quem não suporta água gelada.
EVITE OS FERIADOS PROLONGADOS
Se possível, evite os períodos de feriados prolongados, principalmente Ano Novo, Carnaval e Semana Santa, quando a cidade recebe muitos turistas e o preço de hospedagem sobe consideravelmente.
QUANTO TEMPO FICAR
Com quatro dias já é possível fazer ao menos um passeio de cada tipo. O ideal para aproveitar bem é ficar de cinco a sete dias. Com mais tempo é possível combinar Bonito com o Pantanal.
Flutuação em Bonito MSFlutuação em Bonito (foto: VisitMS).
COMO CHEGAR EM BONITO MS
De avião em voos diretos de Campinas e com conexão de todas as partes do país (Azul Linhas Aéreas);
De avião até Campo Grande e então de carro alugado, ônibus ou transfer (Azul, Gol e LATAM);
De carro próprio para quem mora no Mato Grosso do Sul e estados vizinhos.
VOOS PARA BONITO
A Azul opera voos diretos de Campinas para Bonito e vice-versa 5 vezes por semana, além dos voos com conexão a partir de todas as regiões do país.
COMO IR DE CAMPO GRANDE PARA BONITO
São 300 quilômetros entre Campo Grande e Bonito. Quem desembarca na capital sul-mato-grossense pode seguir viagem de ônibus, transfer ou carro alugado.
Quem faz o trecho de ônibus é a Cruzeiro do Sul, porém como a rodoviária de Campo Grande fica longe do aeroporto, os transfers trazem mais comodidade, pois partem do aeroporto e te deixam na sua hospedagem em Bonito.

Outra opção é alugar um carro. As principais locadoras de veículos tem filiais no aeroporto de Campo Grande.
Utilize o site da rentcars.com para comparar e alugar um veículo em Campo Grande e Bonito.
Saiba mais em Como ir de Campo Grande para Bonito.
O QUE FAZER EM BONITO MS
Em Bonito quase todos os passeios acontecem em propriedades privadas, exceto o da Gruta do Lago Azul e o do Balneário Municipal, que são administrados pelo município.
Todos os atrativos cobram ingressos e realmente os preços não são baixos. Espere gastar entre R$100,00 e R$200,00 na maioria dos atrativos, mas há opções bem mais caras.

Em alguns passeios em Bonito o almoço está incluso e a maioria possuí preços diferenciados para baixa e alta temporada da cidade.
Cachoeira em BonitoCachoeira na Estância Mimosa.
Esses valores são tabelados e é obrigatório reservar os passeios por uma das agências de turismo da cidade. Ou seja, não é possível ir aos atrativos sem antes emitir os vouchers em uma agência. Os preços podem ser conferidos no site da Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região, a ATRATUR.
A nossa principal dica para montar o seu roteiro em Bonito é incluir pelo menos uma flutuação, um passeio de cachoeiras, uma gruta e um passeio em rio de bote ou boia cross.

São muitas opções e as escolhas dependem do seus gostos e orçamento. Se tempo e dinheiro não for o seu problema, conheça o máximo de atrações da região, pois cada uma tem suas particularidades e belezas únicas.\100MEDIA\DJI_0030.JPG