Aprenda três receitas para incrementar o arroz

Principal ingrediente brasileiro pode ficar mais saboroso com variações fáceis

7 DEZ 19 - 07h:00DA REDAÇÃO 
Arroz à grega natalino - Foto: Foto: Divulgação
================================================================================
ARROZ À GREGA NATALINO Ingredientes 2 xícaras de arroz; 2 colheres de sopa de azeite de oliva; 1 cebola grande; 3 dentes de alho; 1 ½ colher de chá de sal; ½ xícara de uvas-passas (pretas e brancas); ½ pimentão vermelho; ½ pimentão amarelo; ½ xícara de ervilha congelada; 1 cenoura pequena ralada; ½ xícara de salsinha e cebolinha picadas. Modo de preparo Em uma panela, refogar a cebola picada por 3 minutos. Acrescentar o alho e refogar por mais 1 minuto. Adicionar o arroz e o sal. Refogar por 1 minuto, adicionar as uvas-passas e cobrir com 3 xícaras de água. Cozinhar em fogo baixo, com a panela semitampada, até o arroz secar. Desligar o fogo e deixar abafar enquanto prepara o resto da receita. Em uma frigideira, refogar por 3 minutos os pimentões cortados em cubos. Acrescentar as ervilhas e refogar por mais 1 minuto. Misturar ao arroz com a cenoura ralada. Decorar com salsinha e cebolinha picadas.
ARROZ COM NOZES Ingredientes  1 dente de alho picado; 1/2 cebola pequena ralada; 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz cru; Sal a gosto; 3 xícaras (chá) de água fervente; 150 g de castanhas picadas (nozes, amêndoas, avelãs e castanhas-do-pará); 150 g de frutas secas picadas (damasco, tâmara e pera); 1 colher (sopa) de manteiga sem sal; Salsa e cebolinha picadas a gosto. Modo de preparo Em uma panela, doure as peras na manteiga. Misture as amêndoas e continue mexendo bem. Acrescente o arroz cozido, as tâmaras e os damascos e mexa mais um pouco. Enfeite com algumas frutas inteiras, salsinha e cebolinha.
LENTILHAS E CEBOLAS FRITAS Ingredientes 1 kg de cebola; 250 ml de óleo de soja; 1 litro de água; 500 g de lentilhas; 500 g de arroz; Sal a gosto; Azeite. Modo de preparo Pique as cebolas e frite até que fiquem escuras, mas não queimadas. Acrescente a água e deixe ferver. Acrescente a lentilha e cozinhe até que comece a amolecer. Adicione o arroz lavado e refogado na cebola e no alho e tempere com sal. Deixe em fogo baixo até o ponto de cozimento do arroz. Desligue o fogo e regue com azeite.