Aprenda a fazer receita de sobá com erva-mate, carne de jacaré e ovo de pata

O Chef de Cozinha Murillo Bremm abriu a porta de sua casa e levou o Lado B para a cozinha, onde mostrou como se prepara o prato

Alana Portela
 
Receita de Sobá com erva-mate, ovo de pata, carne de jacaré e pequi (Foto: Henrique Kawaminami)
O Chef de Cozinha Murillo Bremm falou sobre a receita (Foto: Henrique Kawaminami)O Chef de Cozinha Murillo Bremm falou sobre a receita (Foto: Henrique Kawaminami)
Que tal sair do tradicional e arriscar no preparado de um sobá mais regional? O gosto é diferente, mas o prato é uma alternativa para reunir a família, e tem até pequi. O chef de cozinha Murillo Bremm, abriu as portas da sua casa e levou o Lado B para cozinha. Ele ensinou a preparar o “Sobá com erva-mate, ovo de pata e carne de jacaré”.
A receita foi adaptada por Murillo e usou para participar do Concurso dos Chefs que ocorreu neste mês. “Tinha essa ideia de usar a erva no sobá, pois na minha cabeça funcionava. A gente que cozinha e, às vezes, tem essas epifanias. Mas nunca tinha parado para fazer, até participei do evento”, disse. O quesito principal para participar da competição era usar ingredientes regionais. “Fiz um teste só com o macarrão e erva mate, provei num dia e falei, é isso aqui mesmo”, afirmou. Foi a partir deste momento que ele pensou em adaptar ainda mais a receita. “Resolvi substituir o que tem de oriental no sobá e usar ingredientes regionais. Troquei a carne de porco pela de jacaré, coloquei ovo de pata, acrescentei o pequi. Só mantive o gengibre e a cebolinha”. O prato é indicado para um jantar com a família, amigos.
Ingredientes: 80g de sobá (macarrão à base de trigo sarraceno) 250ml de fundo de legumes (mirepoix com legumes da estação) 40g de Erva-mate para tereré crioula moída média 100g de filé de jacaré 3g de gengibre picado 1 Ovo de pata 3 Pequis maduros 1 Ramo de alecrim 4g de cebolinha Manteiga Azeite 1 limão rosa Mel Sal Pimenta-do-reino moída Processos - A receita é preparada em processos; o caldo, o preparo da carne, omelete, pequi e o macarrão. Comece pelo mais demorado, o caldo. Separe uns 2 dentes de alho-poró, 2 dentes de alho comum, 1 cebola, 1 gengibre, salsão, 1 nabo, 1 tomate. Corte em pedaços grosseiros e coloque em uma panela com água e deixe ferver por cerca de 1h. “Isso é o fundo de legumes. É um preparo da cozinha francesa que a gente usa em várias receitas, para dar mais sabor”, explicou Murillo. Depois, bata o caldo no liquidificador, coe e coloque num recipiente. Em seguida, adicione a erva-mate. Misture bem, reserve e descanse por 5 minutos. Após, com o auxílio de uma peneira, coe a mistura, descartando o residual de erva-mate. Filé de jacaré - Corte a carne em 4/5 tiras. Leve à frigideira quente com azeite. Adicione o alecrim picado, sal e pimenta. Regue com manteiga até dourar. Finalizar com gotas e raspa de limão. Omelete - Adicione o ovo de pata, sal, pimenta e um fio de mel num recipiente. Mexa bem até ficar uniforme. Despeje numa frigideira quente com manteiga e faça uma “panqueca”, dourando ambos os lados. Corte chiffonado. Pequi - Cozinhe os pequis por 10 minutos em água fervente com sal. Depois corte e sirva em lascas. Massa - Adicione a massa de sobá em água fervente com sal, até o ponto ''al dente''. Finalize o cozimento do macarrão posicionando o escorredor do macarrão sobre a panela, utilizando seu vapor. Finalização - Numa cumbuca, adicione o caldo de legumes e erva-mate, o macarrão, as tiras de jacaré, as lascas de pequi, o omelete, gengibre picado e finalize com lascas de cebolinha, PANCs (Plantas Alimentícia Não Convencionais) e brotos da estação. Sirva quente. Curta o Lado B no Facebook e no Instragram  
O chef de Cozinha com o prato pronto (Foto: Henrique Kawaminami)O chef de Cozinha com o prato pronto (Foto: Henrique Kawaminami)
  • Imprimir